Cidades

Para Fetems, governo erra ao priorizar uniformes

Redação | 22/04/2009 09:53

A Fetems (Federação dos Trabalhadores na Educação) lançou pesquisa para saber da comunidade escolar quais as prioridades para as escolas, em resposta a uma consulta feita recentemente pela Secretaria de Educação junto aos alunos, sobre uniforme escolar.

A pesquisa do governo questionava os estudantes quais peças são consideradas, por eles, prioritárias. O presidente da Fetems, Jaime Teixeira, afirmou que a intenção da "pesquisa-resposta", lançada pela entidade, não é desmerecer a importância do uniforme, mas abrir o foco da discussão. "O uniforme tem a função dele, mas não pode ser a prioridade", defende.

A pesquisa da Fetems coloca as seguintes opções para que o aluno defina as prioridades para uma escola de qualidade: menos alunos em sala de aula; quadra coberta; biblioteca; mais segurança; laboratório de ciências/informática; espaço recreativo; mais funcionários administrativos; reforma da escola; material esportivo; professor habilitado em sua disciplina e ainda abre possibilidade para outras sugestões. O uniforme escolar não aparece entre as opções.

Tendo a questão das quadras cobertas como exemplo, Jaime destacou que Mato Grosso do Sul tem clima seco e temperaturas elevadas boa parte do ano e a exposição ao sol gera risco à saúde dos próprios alunos.

Foram distribuídos 200 mil panfletos em todo o Estado e a intenção é divulgar o resultado da pesquisa na tarde de sexta-feira, quando ocorre a mobilização em Defesa e Promoção da Educação Pública.

Paralisação - Neste dia não haverá aula na rede pública.

Nos siga no Google Notícias