Cidades

Para evitar nova epidemia, Saúde apresenta plano de contingência

Viviane Oliveira | 10/10/2013 11:16
A apresentação do plano foi nesta manhã na Secretaria de Saúde do Estado. (Foto: Marcos Ermínio)
A apresentação do plano foi nesta manhã na Secretaria de Saúde do Estado. (Foto: Marcos Ermínio)

Todos os municípios de Mato Grosso do Sul terão que seguir um plano de contingência, enviado pelo Ministério da Saúde, para combater a dengue e evitar uma nova epidemia, desta vez do tipo 4. O plano, que não tinha no ano passado, foi apresentado nesta manhã na Secretaria de Estado da Saúde, no Parque dos Poderes, para vários setores que fazem parte do comitê de combate a dengue.

De acordo com a diretora geral de Vigilância em Saúde do Estado, Bernadete Gomes Lewandowski, o objetivo do comitê é fazer uma avaliação da dengue mensalmente para se ter uma resposta de forma rápida, de como o município e o estado vão agir diante dos casos.

Outra novidade, que está no novo plano, é a mudança para o critério da classificação da dengue que mudou de: dengue clássica, dengue com complicação, febre hemorrágica de dengue para: dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave.

Para o coordenador de controle de vetores da Secretária de Estado, Gilmar Cipriano Ribeiro, o plano de contingência é uma ferramenta que vai nortear os gestores para tomada de decisão.

Também foi apresentado nesta manhã o plano de mídia e a campanha com slogan “Tire 10 minutos para combater a dengue”. “Nossa intenção é que a pessoa tire 10 minutos para fazer a limpeza de casa para não deixar o mosquito Aedes Aegypti se proliferar no período de evolução, que é de um a 10 dias”, finaliza Gilmar.

Nos siga no