Cidades

Palestra orienta profissionais para regras em farmácias

Redação | 30/11/2009 17:53

Técnicos do Ministério da Saúde irão realizar palestra em Campo Grande, no dia 16 de dezembro, sobre as novas normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para farmácias e drogarias. A palestra será no período da manhã, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas.

A resolução nº44 da Anvisa, que entra em vigor no dia 17 de fevereiro de 2010, define o que é permite e o que não é permitido ser comercializado nas farmácias. Estará proibida a venda de alimentos. Apenas poderão ser vendidos: alimentos dietéticos, alimentos para praticantes de atividades físicas e para recém nascidos.

A nova portaria também especifica quais medicamentos podem ficar expostos nas prateleiras. A partir do ano que vem, as farmácias estarão liberadas para realizar testes de glicemia e aferição de pressão.

A partir de fevereiro, a Anvisa irá começar a fiscalização nas farmácias, e poderá recolher produtos não permitidos, autuar e até mesmo interditar o estabelecimento em situação irregular.

Proibição - O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu em 19 de outubro deste ano, que farmácias e drogarias não podem vender outros produtos que não sejam medicamentos, insumos hospitalares e produtos correlatos, conforme determina a Lei 5.991, de 1973.

A decisão foi provocada por uma ação movida pela prefeitura de Fortaleza, no Ceará, visando impedir que uma rede de farmácias comercializasse produtos como refrigerantes, chocolates e máquinas fotográficas, entre outros itens.

Nos siga no Google Notícias