Cidades

Pais enfrentam problemas para confirmar matrícula dos filhos em escolas estaduais

Paula Vitorino | 03/01/2012 13:49
Central de matrículas atende escolas de todo o Estado. (Foto: Simão Nogueira)
Central de matrículas atende escolas de todo o Estado. (Foto: Simão Nogueira)

A uma semana do prazo para confirmação ou pré-matrícula nas escolas estaduais, alguns pais estão encontrando dificuldade para conseguir concluir o procedimento.

Um pai, que não quis se identificar, informou à reportagem do Campo Grande News que desde ontem não consegue confirmar a matrícula da filha na Escola Estadual Hércules Maymone.

Segundo o leitor, o sistema apresenta erro quando deveria gerar a autenticação da matrícula. A confirmação da matrícula é necessária para garantir que a filha irá curso o ano letivo de 2012 na mesma escola.

O problema na Escola Maymone se deve, segundo a Central de Matrícula, à falta de registro dos alunos que ficaram para exame. Como o sistema não foi alimentado por essas informações, ele acaba travado, prejudicando a confirmação de matrícula dos alunos já aprovados. O problema deve ser resolvido ainda hoje, segundo a Secretaria de Educação.

O prazo é até esta sexta-feira (6) e os responsáveis devem ir até a escola que o aluno estuda para fazer a confirmação. Quem perder o prazo irá concorrer as vagas remanescentes a partir do dia 8.

De acordo com o coordenador da matrícula digital do Estado, Jair Carlos Ruck, o problema não é no sistema utilizado para realizar as matrículas, mas sim, na conexão da internet.

“Já fizemos testes e nosso sistema não tem nenhum problema. O que está acontecendo é uma falha na conexão da internet em alguns pontos da cidade”, diz.

Ele afirma que os técnicos da secretária de educação já entraram em contato com a empresa fornecedora da internet para verificar o que pode estar causando a falha na conexão.

Jair ainda ressalta que os pais devem continuar tentando realizar a matrícula até sexta-feira, para não perder o prazo. Ele alerta que 40% dos alunos que precisam confirmar a matrícula ainda não procuraram as escolas e que o procedimento é de responsabilidade dos pais.

Pré - O prazo para a pré-matrícula também é até o dia 6 de janeiro, mas os responsáveis podem fazer o procedimento pelo site www.matriculadigital.ms.gov.br, que pode ser acessado em casa ou na Central de Matrículas e escolas.

A pré-matrícula é para os alunos concluintes do 9º ano em escola que não ofereça o ensino médio, alunos de escola estadual que não ofereça a série subsequente, alunos novos, alunos que desejem mudar de escola e alunos desistentes.

Para quem perder o prazo haverá nova chance entre os dias 8 e 27 de janeiro, onde todos os alunos irão concorrer as vagas que sobrarem da primeira etapa.

Nos dias 8 de janeiro e 29 de janeiro, os candidatos deverão consultar as escolas da Rede Estadual ou os sites www.sed.ms.gov.br ou www.matriculadigital.ms.gov.br a fim de saber para qual escola foram designados e assim efetuar a matrícula, dentro do prazo, munidos dos documentos exigidos na ficha de inscrição.

Caso a matrícula não seja efetuada no prazo estipulado a vaga será destinada a outro candidato. Lembrando que não estará assegurada a vaga para o interessado quando as informações fornecidas na inscrição não corresponderem à documentação apresentada no ato da matrícula.

Para efetuar a matrícula, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento, casamento ou documento de identidade; guia de transferência e histórico escolar (quando necessário); comprovante de residência; carteira de trabalho (se o aluno for trabalhador); quatro últimos comprovantes de doação de sangue (se a opção for marcada na pré-inscrição) e laudo médico ou atestado (se o aluno possuir necessidades específicas).

Passe de estudante - Os alunos que utilizam o transporte coletivo devem solicitar por meio de cadastramento pela internet o passe de estudante antes de ir à escola confirmar a matrícula. De posse do protocolo, o aluno confirma a matrícula. Os pais podem também solicitar o cadastramento na escola ou na Central de Matrícula.

Dúvidas e informações, pelo telefone da Central de Matrícula, em Campo Grande, (67) 3314-1213 ou pelo e-mail matriculadigital@sed.ms.gov.br. A Central fica ao lado da Morada dos Baís, na Avenida Noroeste.

Nos siga no