Cidades

Pais aprovam abertura de creches nas férias, mas criticam divulgação

Viviane Oliveira | 17/01/2014 10:19
Wellington ficou feliz com o projeto, mas diz que faltou divulgação. (Foto: Simão Nogueira)
Wellington ficou feliz com o projeto, mas diz que faltou divulgação. (Foto: Simão Nogueira)

Os pais aprovam o projeto Brincando nas Férias, mas criticam a falta de divulgação nos Ceinfs (Centro de Educação Infantil), em Campo Grande. A programação começou ontem (16), e as inscrições, que eram para ser encerradas quarta-feira (15), ainda estão abertas. Para algumas famílias, o programa resolveu um problema e ajudou a economizar com os filhos, que eram obrigados a ficar com babás ou vizinhos. 

A gestora em marketing Francisca Bueno Lima, 36 anos, conta que o projeto caiu do céu, no entanto, faltou divulgação. Ela conta que ficou sabendo por um jornal e no mesmo dia ligou para se informar.

A filha dela, de 1 ano e 7 meses, estava ficando no trabalho do pai, que é professor de música. “Como eu sou nova no bairro ainda não tinha conseguido ninguém para cuidar dela”, comemora, dizendo que o projeto é maravilhoso.

Compartilha da mesma opinião o auxiliar de motorista Wellington Ricardo Gusmão, 25. “O projeto é bom, mas faltou propaganda”. O pai relata que estava pagando R$ 300 para uma pessoa cuidar das três filhas de 11 meses, 2 e 4 anos.

Wellington só ficou sabendo do projeto porque um parente mora em frente de um Ceinf e o avisou. “Ontem quase não tinha criança na creche do Aero Rancho”, diz a dona de casa Rosângela Martinez, 50 anos.

Por causa da pouca procura no período de férias, foram prorrogadas as inscrições para o projeto Brincando nas Férias. No total, há 2 mil vagas, mas a meta não foi atingida. 

Projeto - O projeto visa oferecer às famílias uma alternativa durante o período de férias, já que muitos trabalham e não têm com quem deixar os pequenos. As atividades recreativas vão até o dia 31 de janeiro.

Para participar do Brincando nas Férias, os pais precisam comprovar vínculo empregatício por meio de declaração ou a própria carteira de trabalho. Além disso, os documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência e a certidão de nascimento das crianças também são necessárias. As crianças precisam ser alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3314-9889 e 3314-4476.

Veto - Foi divulgado anteontem, no Diário Oficial de Campo Grande, que o prefeito Alcides Bernal (PP), vetou projeto de lei que permitia funcionamento dos Ceinfs no período de férias.

De acordo com a publicação, “o período de férias escolares é fundamental, seja para estimular a convivência familiar da criança, seja para viabilizar a adequada organização pedagógica e curricular dos Centros de Educação Infantil”.

Nos siga no