Cidades

PAC Social da Capital terá maior investimento em saúde

Redação | 17/09/2010 09:28

Os maiores montantes de repasse do PAC Social, do governo federal, devem ser destinados à área de saúde em Campo Grande.

Na prática, o projeto contemplará, além da saúde, as áreas de educação, esporte, lazer e cultura.

Ele prevê a construção de creches, Centros de Educação Infantil, praças, Unidades de Pronto Atendimento e quadras cobertas em escolas públicas, entre outros benefícios sociais.

A informação é do secretário de Governo da Capital, Rodrigo Aquino, que participa nesta manhã de reunião com o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e com secretários das pastas de Saúde, Educação, Obras, Planejamento Urbano e Finanças para definir os projetos prioritários para a cidade.

Segundo Nelsinho, os projetos devem ser apresentados entre os dias 20 de setembro e 29 de outubro, mas Campo Grande deve se antecipar e encaminhar as propostas, no máximo, até o fim do mês. Quem se antecipar, deve ser privilegiado na aprovação de projetos pelo governo.

De acordo com o secretário Rodrigo Aquino, há um limite imposto pelo próprio governo federal para a apresentação de propostas, quase sempre se baseando na quantidade populacional da cidade.

Na área de saúde, os projetos se limitarão a 15 unidades básicas de saúde, duas UPAs, além de creches, quadras cobertas e praças, que terão um diferencial em Campo Grande.

Elas serão instaladas próximas a residenciais edificados pela Emha (Empresa Municipal de Habitação).

Estas praças, segundo o prefeito, serão voltadas a atividades de cultura, lazer, e algumas delas poderão até ter tela para cinema.

O secretário de Governo alertou, no entanto, que as propostas serão apresentadas com muita cautela, já que o município também precisa dar cerca de 10% de contrapartida.

Na área da saúde, por exemplo, há preocupação com a contratação de médicos e enfermeiros para preencher o quadro de pessoal.

"Este é o PAC voltado para a qualidade de vida das pessoas, está relacionado com o lazer, com o esporte, saúde educação", afirmou Nelsinho.

A lista com os projetos a serem apresentados ao governo federal deve ser divulgada pela prefeitura no início da tarde. Os valores das obras também serão avaliados posteriormente, após a reunião entre Nelsinho e os secretários.

Nos siga no Google Notícias