Cidades

Operação flagra 23 pessoas em trabalho degradante

Redação | 29/07/2008 18:31

A Operação Carvoaria, ação conjunta deflagrada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), flagrou 23 pessoas trabalhando em condições degradante em municípios da região norte Mato Grosso do Sul.  A ação foi realizada entre os dias 21 e 26 de julho.

Falta de água potável para o consumo e alojamentos inadequados, estão na lista das irregularidades encontradas pelos agentes nas fazendas do Morro Alto e Navalha, em Camapuã, e Santa Maria, no município de São Gabriel do Oeste. 

 

Nas três propriedades também foi constatado que a maioria dos funcionários não trabalhava com registro em carteira. Além disso, não foram localizados em nenhuma das propriedades visitadas pelos agentes equipamentos de proteção individual. . 

Nas fazendas Morro Alto, onde foram encontrados doze trabalhadores em condições degradantes, e Navalha, onde houve cinco resgates, foi firmado o TAC (Termos de Ajustamento de Conduta) perante o MPE. No acordo os proprietários comprometendo-se a respeitar a legislação trabalhista e providenciar equipamentos de segurança para os funcionários.

Já na Fazenda Santa Maria, foram encontrados seis trabalhadores, sedo que alguns são dos estados de Goiás e Minas Gerais. Eles receberam indenização para retorno ao estado de origem.  

Nos siga no Google Notícias