Cidades

Números indicam que um em cada três pessoas no mundo acessa à internet

Jorge Almoas | 26/01/2011 18:23

Dados de organização internacional mostram 2 bilhões de usuários da rede mundial

Dados da UIT (União Internacional de Telecomunicações) divulgados nesta segunda-feira indicam que 2 bilhões de pessoas em todo o mundo utilizam a internet, ou seja, um terço da população mundial está conectada à rede mundial de computadores.

O número estimado de usuários da internet chegou a 2,08 bilhões no fim de 2010, contra 1,86 bilhão um ano antes. Do total de usuários, 57% estão em países em desenvolvimento, como o Brasil.

A Ásia e o Pacífico lideram o ranking, com mais de 100 milhões de novos usuários da internet. Ao todo, a região conta com 857 milhões de habitantes conectados – a maioria na China.

Porém, a maior concentração de usuários está na Europa, seguida dos Estados Unidos, dos países da ex-União Soviética e do mundo árabe, de acordo com o UIT. O maior crescimento nos últimos anos foi registrado nestas duas últimas regiões.

Nos países árabes, o número estimado de usuários de internet atingiu a marca de 88 milhões, praticamente o dobro em comparação com as cifras de cinco anos atrás.

Telefonia – A UIT registra recorde também no número de assinaturas de telefones celulares. No ano passado foram registrados 5 bilhões de linhas. No início do ano 2000, havia apenas 500 milhões de assinantes de telefones celulares.

A quantidade de linhas de telefone fixo caiu pelo quarto ano consecutivo, com quase 1,2 bilhão em 2010.

Com informações da Folha Online

Nos siga no Google Notícias