Cidades

Novo reitor da UFMS toma posse amanhã em Brasília e dia 8 em MS

Yarima Mecchi | 03/11/2016 08:14
Turine pediu para posse ser entre os dias 3 e 4 de novembro. (Foto: Alcides Neto)
Turine pediu para posse ser entre os dias 3 e 4 de novembro. (Foto: Alcides Neto)

O novo reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marcelo Turine, toma posse amanhã (04) em Brasília. A data oficial foi marcada pelo ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho. Porém, a solenidade estadual acontece na próxima terça-feira (08), no campus da universidade na Capital.

De acordo com a assessoria de Turine, o ministro da Edução vem à Campo Grande para a posse no dia 8, acompanhado de Gilberto Kassab, ministros da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil. A assessoria confirma a vindo dos ministros mas pondera que a "agenda ministerial pode ser alterada de um dia pra outro". Um representante da Faps (Fundações de Amparo a Pesquisa) também vai estar presente no evento.

Em entrevista ao Campo Grande News, Turine disse que havia feito um pedido para Bezerra realizar a sua posse entre os dias 3 e 4 novembro, mas não demonstrou confiança e afirmou que poderia ser realizada até o dia 8 de novembro. "Estamos pedindo entre o dia 3 e 4, mas no fundo vai ser de 3 a 8 de novembro", declarou. No dia 7 de novembro será o último dia da atual gestão, onde a reitora é a docente Célia Maria.

No dia 4 de agosto, Turine foi eleito com a maioria universal dos votos. Segundo sua assessoria foram 596 votos de professores para a Juntos Somos UFMS, chapa de Turine, contra 469 para a chapa Mude UFMS, representada pelo docente Marco Aurélio Stefanes.

Entre servidores, a votação foi mais apertada, com 701 votos para a chapa vendedora, contra 685 para os derrotados. A vitória do grupo de Marco Aurélio Stefanes foi maior entre os alunos, com 2.259 votos contra 2.195 para Turine.

Nos siga no