Cidades

Novo núcleo da UEMS vai abordar questões de Gênero, Raça e Etnia

Viviane Oliveira | 21/10/2012 12:38

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) passa a contar com um núcleo específico para o tratamento da temática da inclusão. O Núcleo de Estudos em Gênero, Raça e Etnia vai promover estudos sobre questões de gênero, do povo negro e dos povos indígenas.

Para Maria José de Jesus Alves Cordeiro, professora que vai estar à frente do novo núcleo, esta é mais uma conquista que consolida a luta e boas práticas por uma educação inclusiva e de combate à discriminação.

O projeto foi elaborado em conformidade com as diretrizes contidas no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, no âmbito das ações previstas no Plano Plurianual 2012-2015, na garantia dos direitos humanos com redução das desigualdades sociais, regionais, étnico-raciais e de gênero, bem como ampliação da participação social, valorização da diversidade cultural e da identidade nacional, estimula a educação, a ciência e a tecnologia.

Com execução para começar em 2013, entre as atividades previstas estão a criação de portal eletrônico para o Gepegre e Negre, a realização de dois seminários estaduais, publicações impressas e digitais, ciclo de palestras em vários municípios do Estado e a criação e estruturação do Núcleo, as quais também se darão por meio de diversas parcerias com movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil.

Nos siga no Google Notícias