Cidades

Novo centro de convivência atenderá 500 idosos

Redação | 07/08/2009 17:29

Inaugurado hoje, o novo Centro de Múltiplas Referências e Convivência do Idoso atenderá 500 pessoas, que poderão fazer no local, atividades físicas, hidroginástica, oficina de dança, habilidades manuais, oficinas sócio-educativas, atendimento psicossocial e bailes. A unidade, que recebe o nome de Jacques da Luz, é localizada dentro do Parque Jacques da Luz, no Bairro Moreninha III, em Campo Grande.

O objetivo da inauguração do novo Centro é proporcionar à população da terceira idade da região um espaço de lazer, recreação, entretenimento e melhoria na qualidade de vida para a sociabilização e a valorização do idoso.

De acordo com o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), quando se investe em infraestrura aumenta o tempo de vida das pessoas e, desta maneira, surge a necessidade de criar espaços como este, para atender às necessidades e assegurar os direitos dos idosos.

A titular da SAS (Secretária Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania), primeira-dama Antonieta Trad, também participou da solenidade de inauguração e garantiu que irá construir no local uma horta para garantir mais uma alternativa de ocupação aos frequentadores.

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio dos Centros de Múltiplas Referências e Convivência do Idoso, atende ao estabelecido pelo Estatuto do Idoso, que traça uma linha de ações para a política de atendimento a pessoa idosa.

No art. 8° consta que "o envelhecimento é um direito personalíssimo, e a sua proteção, um direito social", e o art. 9º afirma que "é obrigação do Estado garantir à pessoa idosa à proteção à vida e a saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam seu envelhecimento saudável e em condições de dignidade".

A festa de inauguração contou com apresentações de idosos do bairro, além da Banda do Instituto Mirim e de integrantes da comunidade. O lançamento do Centro faz parte das comemorações pelos 110 anos de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias