Cidades

Nove cidades do Estado comemoram aniversário nesta quarta-feira

Liana Feitosa | 13/05/2015 12:00
Com pouco mais de 12 mil habitantes, Deodapólis comemora 39 anos. (Foto: divulgação/Prefeitura)
Com pouco mais de 12 mil habitantes, Deodapólis comemora 39 anos. (Foto: divulgação/Prefeitura)

Nove cidades de Mato Grosso do Sul comemoram emancipação política ou fundação neste dia 13 de maio. Distribuídas pelo Estado, Angélica, Aral Moreira, Eldorado, Deodápolis, Bodoquena, Itaquiraí, Sete Quedas, Tacuru e Mundo Novo vivem desenvolvimento e contam com programações especiais neste dia. 

Angélica - A 263 quilômetros de Campo Grande, a cidade de Angélica comemora hoje 39 anos. Antes, pertencia ao município de Dourados. Com economia baseada na cultura de cana-de-açúcar e na criação de gado, a cidade conta com 9.185 habitantes segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

As comemorações pela data começaram na última quarta-feira (6), com a abertura da 36ª Festa do Peão de Angélica.

Aral Moreira - A cidade comemora a data com inaugurações, shows e entrega de obras como reforma de escolas. Ontem, teve show evangélico no Centro Esportivo Deputado Alexandrino Marques e, hoje, ato cívico, além de inauguração da pavimentação asfáltica do Bairro Central e show com a banda Fruto Proibido, no Centro Esportivo Deputado Alexandrino Marques.

O município, que completa 39 anos de emancipação político-administrativa, conta com 10.251 habitantes segundo o IBGE.

Eldorado - Recebeu esse nome por ser uma terra rica em bens exploráveis. Antes de se chamar Eldorado, o povoado chamava-se Colônia Velha e se tornou distrito do município de Iguatemi. Hoje, também comemora 39 anos de existência.

Deodápolis - A colonização da região ocorreu em 1956, quando 300 homens ocuparam uma área de 240 hectares. Devido ao grande número de famílias, a colônia foi dividida em módulos. Três anos depois se tornou distrito de Vila Glória e, 1963, passou a município de Glória de Dourados. Hoje, conta com 12.588 habitantes.

Bodoquena - Localizado na região da Serra da Bodoquena, a cerca de 70 km da cidade de Bonito, o município de Bodoquena foi colonizado por meio de decreto estadual em 1948. A cidade nasceu como colônia agrícola, um assentamento de 40 mil hectares, no município de Miranda. Atualmente com 7.985 habitantes, a cidade conta com economia baseada na agropecuária.

Itaquiraí - A região foi ocupada primeiramente por bandeirantes, sertanistas e interessados em ouro. A área antes era ocupada pelos Terenas e Kaiowás, que até o século XVIII habitavam o território que se estendia desde os campos de Maracaju até a margem direita do Rio Paraná. Em 1980 foi desmembrado do município de Iguatemi e sua emancipação política-administrativa foi assinada em 13 de maio de 1980. São 18.614 habitantes na cidade.

Sete Quedas - Com 10.780 habitantes segundo o IBGE, Sete Quedas está ao sul da região Centro-Oeste do país e no Sudoeste de Mato Grosso do Sul, sendo que pertence à microrregião de Iguatemi. A 471 quilômetros de Campo Grande, Sete Quedas foi fundada em 13 de maio de 1980, portanto, celebra 35 anos.

Tacuru - Distante 427 quilômetros da Capital, Tacuru é uma palavra em Guarani que significa cupim. Atualmente, conta com 10.215 habitantes, segundo o IBGE, e é cidade essencialmente indígena. Em 1958 se tornou distrito de Amambai e em 13 de maio de 1980 se tornou município do Estado.

Mundo Novo - Ao sul do Estado, Mundo Novo faz divisa com Guaíra, no Paraná, e ambos estão ligados, pela Ponte Ayrton Senna, sobre o Rio Paraná. Mundo Novo também faz divisa com a cidade paraguaia de Salto del Guayrá, centro de compras de livre comércio. Hoje, com 17.043 habitantes, a cidade celebra 39 anos de fundação.

Nos siga no