Cidades

No aniversário, MS tem todas as cidades com acesso pavimentado

Paula Vitorino | 11/10/2012 09:16
Secretário Wilson Cabral mostra no mapa rodovias que estão sendo asfaltadas. (Foto: MInamar Júnior)
Secretário Wilson Cabral mostra no mapa rodovias que estão sendo asfaltadas. (Foto: MInamar Júnior)

Completando 35 anos, Mato Grosso do Sul comemora mais um ano de vida diminuindo a distância entre os seus 78 municípios e levando progresso as áreas que antes ficavam praticamente isoladas.

Com total de cinco obras do Governo Estadual, que serão entregues até o fim do ano, o Estado completa a marca de nenhuma cidade sem acesso pavimentado, gera integração para a região norte e promove o turismo. São cerca de 500 km de asfalto pavimentado, com R$ 587 milhões de investimento – parte do Governo Federal.

Figueirão e Alcinópolis, os dois últimos municípios sem acesso pavimentado, recebem o asfalto com a pavimentação da MS-436. Com a conclusão da obra, quem chegar ou sair das cidades não precisará mais contar com a sorte do tempo para enfrentar as estradas de terra.

São 163 km de rodovia que ligam as duas cidades. Os recursos são de R$ 202 milhões do Governo do Estado.

“Nossa prioridade era atender todas as cidades que ainda não tinham acesso pavimentado. Já tínhamos feito Paranhos, Laguna Carapã e Rio Negro. Faltavam só essas duas”, explica o titular da SEOP (Secretaria de Estado de Obras Públicas e de Transportes), Wilson Cabral.

Ainda na região norte, outras duas obras beneficiam os municípios da área. A maior delas é a pavimentação da BR-359, que liga Coxim até a divisa com Mato Grosso, passando também por Alcinópolis.

São 223 km de rodovia asfaltada, com parceria do Estado (R$ 26 milhões) e União (R$ 239 milhões).

Fechando a integração na região norte, que ficava praticamente isolada, 17 km da MS-135, no anel viário de Costa Rica, estão recebendo asfalto. São R$ 19 milhões de investimento estadual.

Pavimentação da MS-436 acaba com o acesso por terra a dois últimos municípios.

“É uma área que estava isolada. O asfalto vai trazer progresso para a região, ajuda a desenvolve a economia local e todo o Estado”, diz o secretário.

Na região, de acordo com o secretário, a pecuária é principal atividade econômica que utiliza as rodovias para escoamento à outras cidades e estados. “Quem está fora do asfalto está isolado. Com as obras incentivamos o produtor a aumentar a produção”, frisa.

Turismo - Além da produção, o asfalto também significará lucratividade em outro setor importante no nosso Estado: o turismo.

Famosas pelas suas belezas naturais, as cidades de Bonito e Bodoquena serão ligadas por rodovia asfaltada. São 70 km de via pavimentada na MS-178. A obra é em parceria com o Ministério do Turismo, com R$ 67 milhões de recurso federal e R$ 7 milhões estadual.

O objetivo é proporcionar mais conforto e agilidade para os turistas que visitam a região. “Já existem muitas pousadas no trajeto e antes o caminho tinha que ser feito na estrada de chão. O asfalto vai beneficiar o setor turístico”, diz Cabral.

Balanço - Fechando o pacote de obras de 35 anos de Mato Grosso do Sul, o Governo está concluindo 32 km de pavimentação na MS-274, que liga o município de Angélica ao distrito de Ipezal. O investimento é de R$ 24 milhões.

Rodovia 359 liga Coxim até divisa com Mato Grosso.

Com a conclusão das obras, ainda restarão cerca de 4 mil quilômetros sem asfalto no Estado. Nos últimos anos, já foram concluídos mais de 502 km de pavimentação nas rodovias que cortam Mato Grosso do Sul.

Além do novo asfalto, o Governo conclui neste ano a restauração de 296 km de rodovia, com recursos de R$ 93 milhões.

Uma das obras mais importantes é a da MS-164, utilizada diariamente por sul-mato-grossenses e turistas que vão até a fronteira fazer compras. A rodovia é a continuação da MS-270, que liga Maracajú até Ponta Porã.

“Não adianta só fazer asfalto novo e não dar manutenção para o que já existe. Essa rodovia precisava de uma restauração por conta dos vários buracos”, explica.

Nas MS-276 e MS-480, que passam por Batayporã e Anaurilândia até chegar à divisa com o Paraná, serão cerca de 80 km restaurados. O investimento é de R$ 33 milhões.

As vias são frequentemente utilizadas para dar acesso às praias da região sul do país.

Outra rodovia que também passa por reparos é a MS-306, entre Chapadão do Sul e Cassilândia. São 143 km de obras.

Futuro Para o próximo ano, um dos principais projetos é beneficiar outra região ainda considerada isolada no Estado, localizada ao redor do município de Santa Rita do Pardo.

Está em fase de elaboração o projeto para asfaltar 220 km da rodovia MS-040, ligando Campo Grande até Santa Rita do Pardo. A região é chamada de Três Barras.

“É uma região importante, principalmente para o escoamento do Estado até São Paulo, mas que ainda está isolada”, explica.

Na área de turismo, o outro projeto em execução pretende fechar todos os acessos à Bonito com asfalto. A obra levará pavimentação para a MS-178, que liga o município até Jardim.

“Existe grande potencial turístico na região, várias pousadas. Com a conclusão do projeto vamos deixar asfaltados todos acessos à Bonito”, diz.

Em torno da Capital, a rodovia MS-010, entre Campo Grande e Rochedinho, também deverá ser asfaltada pelo governo estadual.

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