Cidades

Na véspera ou no dia, não pensar no Enem ajuda no desempenho da prova

Mariana Lopes | 25/10/2013 20:18
(Foto: João Garrigó)
(Foto: João Garrigó)

Chegou o grande dia! Esteja preparado ou não, agora não é mais hora de tentar correr atrás do prejuízo ou ficar preocupado com o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O que vale é esvaziar a mente de preocupações que não contribuem com a prova e se concentrar em apenas responder as questões. Por mais que seja difícil se manter alheio à tensão e à pressão que assombra todo candidato, algumas dicas podem ajudar a manter a calma, sem perder o foco.

Para a véspera, e isso vale até para colocar em prática hoje para a prova de amanhã, o ideal é ir atrás de uma atividade relaxante. “É bom assistir um filme, ficar com pessoa que goste, o lazer é justamente para dispersar o pensamento”, orienta o psicólogo Pablo Ferelli.

Segundo ele, quanto mais o candidato pensar na prova, mais cansado ele estará na hora de resolver as questões. “A pessoas se desgasta antes do tempo, isso prejudica, o ideal é pensar em coisas que não estejam nem relacionadas ao Enem”, explica Pablo.

No dia, o psicólogo orienta que o candidato faça uma alimentação leve, evitando massas ou gorduras. Uma boa noite de sono também ajuda para manter a mente tranquila, e consequentemente reflete no desempenho.

A prova - O ideal é chegar ao local da prova com pelo menos uma hora de antecedência. Em Mato Grosso do Sul, nos dois dias os portões das escolas e universidades abrem às 11h e fecham pontualmente às 12h, horário que inicia o exame.

Para não haver confusão, é importante lembrar que o horário divulgado no site oficial do Enem e do Inep é o de Brasília, que é uma hora adiantada em relação aos relógios de MS, por causa do fuso horário.

Depois de cumprir o protocolo antes da prova, no qual o candidato apresenta um documento de identificação original com foto ao fiscal, que fica na porta da sua respectiva sala, é hora de se concentrar e aguardar as questões.

No sábado (26), as provas são de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, sendo que cada uma é composta por 45 questões.

O primeiro dia tem duração de 4h30 e, de acordo com o Inep, a média de tempo para responder cada pergunta é de 2,5 minutos. Por isso, a concentração, aliada à mente tranquila, acaba somando pontos no desempenho do candidato.

O domingo (27), segundo dia de prova, é mais longo, com 5h30 para os estudantes resolverem as questões e escrever a redação. E é considerado também o mais tenso, por causa da dissertação.

As provas do domingo são de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias, cada uma também contendo com 45 questões.

Nos siga no