Cidades

Na Capital, ministro deve mostrar que “Mais Médicos” dobrou atendimentos

Lidiane Kober | 29/05/2014 16:22
Ministro vem fazer propaganda do programa "Mais Médicos" (Foto: Divulgação)
Ministro vem fazer propaganda do programa "Mais Médicos" (Foto: Divulgação)

Em seminário, previsto para às 14h desta sexta-feira (30), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, deve destacar o salto de atendimentos pelo PSF (Programa de Saúde Familiar) com o lançamento do programa “Mais Médicos”. No Estado, 54 municípios pediram os profissionais e a União mandou 191.

Corumbá foi a cidade mais beneficiada, com 25 médicos. Eles, segundo a coordenadora do programa federal no município, Célia Flores, elevaram em mais de 100% o alcance do PSF.

Nos sete meses do projeto, as consultas passaram de 1.200 a 2.718. No mesmo período, as visitas domiciliares aumentaram de 42 para 141. “Em um mês, o número de pré-natal saltou de 231 para 496”, acrescentou Célia.

Ao mesmo tempo, ela destacou a satisfação dos usuários das 17 unidades de saúde de Corumbá. “Fizemos uma pesquisa e 100% dos consultados recomendam o programa”, contou.

No total, 48% avaliaram os médicos como “muito bom”; 43% como “bom” e 5%, como “regular”. “Ninguém os considerou ruins ou muito ruins”, completou Célia. Ainda graças ao programa “Mais Médicos” a prefeitura conseguiu ampliar de 20 para 32 às equipes do PSF.

Sobre a adaptação dos profissionais, Célia também só relatou elogios. “Como Corumbá está na região de fronteira, o espanhol é muito bem compreendido”, comentou. “Enfim, o programa é tudo que uma prefeitura do interior quer”, finalizou.

Em Campo Grande, amanhã chega os três últimos dos 11 médicos previstos pelo programa. “Eles são preparados e estão contribuindo muito”, destacou o secretário Municipal de Saúde, Jamal Salém.

Segunda maior cidade do Estado, Dourados recebeu 22 médicos. No seminário, o ministro falará sobre os impactos do programa em Mato Grosso do Sul. O evento será no Palácio Rubens Gil de Camilo, no Parque nos Poderes.

Nos siga no