Cidades

Mutirão da dengue passa por 34 bairros em Dourados

Redação | 25/11/2009 15:09

O mutirão de combate a dengue, na região Norte de Dourados, passa por 34 bairros, para vistoriar 9.156 imovéis em 460 quarteirões dos bairros Cannã I, Maracanã, Carisma, Jardim Guanabara, Ayde, Estrela Pita e outros. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

De acordo com o CCZ, cerca de 80 agentes de saúde farão vistorias em casas e estabelecimentos comerciais, além de imóveis fechados e terrenos baldios. Também explicarão aos moradores os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a diretora de Vigilância e Saúde, Silva Bosso, as ações tem como objetivo neutralizar o mosquito transmissor da dengue, com a mobilização da população nas regiões de Dourados. O índice de infestação na região Norte, primeiro alvo do mutirão, é de 1,4%. Nas demais áreas da cidade, onde o índice é abaixo de 1%, também haverá mutirões neste ano e no início de 2010.

A meta é reduzir os índices de proliferação que podem aumentar com o período do verão, considerado o mais crítico por causa da temporada de chuva e calor, condições ideais para o mosquito da dengue. O último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde revela que foram realizadas de janeiro até agora, 1.304 notificações, sendo 723 casos positivos, 299 negativos e 12 exames que ainda estão pendentes.

"Durante a realização dos mutirões, pretendemos visitar o maior número possível de imóveis. Só assim e com a colaboração dos moradores é que vamos conseguir acabar com os focos", ressalta Silvia Bosso. O encerramento desta primeira ação de combate a dengue será na próxima sexta-feira, às 10h30 com o recolhimento do lixo reciclável.

Coleta

Nos siga no Google Notícias