Cidades

Municípios são convocados para retirar informativo de prevenção à hepatite

Gabriel Neris | 01/08/2012 17:25

O material foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e contém folders, pôsteres, adesivos e cartões com informações sobre a doença.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) começará esta semana a entrega do material informativo de prevenção e cuidados contra as hepatites virais para as secretarias de saúde dos municípios. O material foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e contém folders, pôsteres, adesivos e cartões com informações sobre a doença.

As secretarias municipais poderão retirar os materiais no prédio da SES, através da Gerência de DST/AIDS e Hepatites Virais.

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados através do SINAN (Sistema de Informações de Agravos de Notificação) 3.798 casos de hepatites virais, entre janeiro de 2007 e junho de 2012. Também foram registrados 1.484 casos de hepatite B e 1.335 de hepatite C.

No material informativo estão dicas de sobre cuidados para se evitar a doença, como o uso de preservativos, o não compartilhamento de seringas, agulhas e lâminas de barbear. Também é recomendável o uso do próprio instrumento de manicure e pedicure, exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagens e serviços de saúde.

De acordo com a SES, mais de dois milhões de pessoas foram imunizadas em Mato Grosso do Sul, desde a inclusão da vacina contra a hepatite B no SUS (Sistema Único de Saúde). A vacina está disponível nas unidades de saúde para crianças, pessoas com idade inferior abaixo de 29 anos, profissionais de saúde, manicures e pedicures, usuários de drogas, hemofílicos, profissionais do sexo, homossexuais, pacientes que fazem hemodiálise, portadores do vírus da hepatite C, portadores de HIV, bombeiros e policiais.

Nos siga no Google Notícias