Cidades

Município comemora 63 anos de emancipação política neste sábado

Elci Holsback | 12/11/2016 17:00
Município comemora 63 anos nesse sábado (Foto: Batanews)
Município comemora 63 anos nesse sábado (Foto: Batanews)

Localizado a 311 Km da Capital, Batayporã comemora neste sábado (12) seus 63 anos de emancipação política. Com pontos turísticos conhecidos, como a Lagoa do Sapo e o Balneário Municipal, a cidade é banhada pelo Rio Paraná, que atrai turistas interessados em pesca e contato com a natureza.

Batayporã surgiu de um projeto de colonização do industrial tcheco Jan Antonin Bata, que fundou mais de mais de oitenta cidades em todo o mundo. Foi em homenagem a ele que a cidade tem o nome que inicia com Bata, a letra y, que no guarani significa água e porã, que também de origem guarani significa bonita ou boa. A tradução literal de Batayporã é "Água boa do Bata". 

O processo de criação da cidade iniciou em 1953, na Fazenda Samambaia, que hoje é o município de Batayporã. Os primeiros moradores a chegar na cidade e adquirir lotes vieram doestado de São Paulo e eram trabalhadores dos setores do comércio e transporte. Pela Lei nº. 669, de 11 de Novembro de 1953, publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, nº. 11062, de 14 de Dezembro de 1953, o pequeno povoado foi elevado à categoria de distrito, com a denominação: “Distrito de Batayporã”.

Em divisão territorial datada de 1979, o município era então constituído por distritos: Batayporã e Taquarussu. A Lei Estadual nº 76, de 12 de maio de 1980, desmembra o município de Batayporã e o distrito de Taquarussu é levado à categoria de município.

Atualmente, a cidade situada ao Leste do estado e que conta com pouco mais de 11.200 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é administrada por Alberto Luiz Sãoveso (PSDB). A partir de 1° de janeiro de 2017 o comando do Executivo Municipal passa para Jorge Takahashi (PMDB). A gestão municipal conta ainda com nove vereadores.

 

 

 

Nos siga no