Cidades

Multas de trânsito crescem, mas cassação de CNH cai 70%

Redação | 30/07/2009 09:47

Apesar do aumento de 5,7% no número de infrações no primeiro semestre deste ano, em relação ao ano passado, o número de carteiras de motoristas suspensas ou cassadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) teve redução de até 70% no período. Nem o rigor maior da legislação, que implantou a Lei Seca ao volante há um ano, aumentou a punição para os infratores no trânsito.

A redução mais drástica ocorreu na cassação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). De janeiro a junho deste ano, o órgão puniu 32 condutores com a cassação da carteira de motorista, contra 71 no mesmo período do ano passado. Na maior parte dos casos, são reincidentes que tiveram a carteira suspensa e foram flagrados dirigindo.

Também houve redução de 6,1% no número de CNHs suspensas, de 922 para 865. A principal causa foi trafegar em motocicleta sem o capacete, item considerado fundamental para a segurança do piloto e do passageiro. Foram 506 carteiras de motoqueiros suspensas neste ano por falta de capacete, contra 472 no mesmo período do ano passado, aumento de 7%.

Álcool - Já o número de motoristas multados por embriaguez, que tiveram a CNH suspensa, teve redução de 2,7%, de 147 para 143. A oscilação foi negativa apesar do maior rigor da legislação, que reduziu a tolerância de álcool no organismo a zero e prevê a detenção. Também houve aumento nas operações policiais para flagrar os condutores alcoolizados.

Por outro lado, não houve diminuição no número de multas de trânsito. Balanço do Detran revela que a quantidade de multas cresceu 5,7% no período, de 48,3 mil, no primeiro semestre de 2008, para 51,1 mil neste ano.

Só considerando as multas por dirigir alcoolizado, houve oscilação positiva de 85%. Foram 982 motoristas multados neste ano, contra 530 no mesmo período do ano passado.

Nos siga no Google Notícias