Cidades

MTE fiscalizam cemitérios para coibir trabalho infantil no Dia de Finados

Ricardo Campos Jr. | 30/10/2017 11:05

Agentes da Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul percorrerão cemitérios de Campo Grande na quinta-feira (2) para coibir o trabalho infantil típico nessa época do ano. Segundo o órgão, crianças e adolescentes oferecem serviços de limpeza de lápides, túmulos e ainda vendem produtos, como flores e velas, para o Dia de Finados.

Na mesma operação em 2016 foram flagrados 49 garotos nessa situação, considerada uma das piores formas de trabalho infantil por decreto presidencial. Isso porque, conforme o documento, os jovens são expostos a esforços físicos intensos, calor, riscos biológicos (bactérias, fungos, ratos e outros animais, inclusive peçonhentos), risco de acidentes e estresse psíquico.

“É comum pessoas que visitam os cemitérios contratarem o serviço dos menores para a limpeza dos túmulos de parentes, por isso a importância de uma ação combinada para a conscientização e repressão dessa prática”, diz Kleber Silva, chefe da Seção de Inspeção do Trabalho da SRT-MS.

A operação terá o apoio dos conselhos tutelares e a Prefeitura de Campo Grande, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, de Segurança e Defesa Social e de Meio Ambiente e Gestão Urbana.

Nos siga no Google Notícias