Cidades

MST inicia amanhã marcha estadual pela reforma agrária

Redação | 07/08/2009 13:02

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) inicia amanhã (8) a 6ª Marcha Estadual com assentados e acampados de Mato Grosso do Sul. A ação, que tem como prioridade reivindicar a questão agrária, é realizada simultaneamente por todo o País.

O movimento deverá contar com dois grupos de manifestantes, divididos em 'colunas'. A primeira delas sai de Nova Alvorada do Sul, município que fica a 100 quilômetros de Campo Grande, no sábado às 9h.

Na segunda-feira, o segundo grupo sai do acampamento Sete de Setembro, em Terenos. As duas colunas, intituladas Dorcelina Folador e Geraldo Garcia, deverão se encontrar na Capital na próxima sexta-feira (14), com concentração no centro.

Nesta data, comemora-se o Dia Nacional de Mobilização do Movimento. Na ocasião, devem se juntar ao MST entidades e movimentos sociais do campo e da cidade.

A expectativa para a Marcha é de 800 pessoas, entre grupos de trabalhadores, estudantes e quilombolas do Vale do Ivinhema, da fronteira, e demais regiões do Estado.

Entre as reivindicações para a ocasião, está o pedido de assistência técnica para os assentamentos, o pagamento das áreas adquiridas pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), recursos de infra-estrutura para os assentamentos, agilidade na liberação de créditos e, ainda, a demarcação de terras indígenas e quilombolas de Mato Grosso do Sul.

A mobilização nacional do MST irá montar acampamento em Brasília (DF) dos dias 10 a 21 de agosto. A previsão é que participem representantes de todos os estados da Federação, reunindo 150 mil famílias.

Nos siga no Google Notícias