Cidades

MS tem indústria que exporta máquinas de tijolo ecológico

Redação | 01/07/2010 17:40

A indústria Eco Máquinas, que funciona em Campo Grande, exporta máquinas para produção de tijolo ecológico para o Brasil e diversos países do exterior. Hoje, 52 casas construídas com tijolos feitos pelas prensas hidráulicas da empresa foram entregues pela Prefeitura em Itaquiraí, município que fica a 410 quilômetros de Campo Grande.

O técnico de produção Leonardo Echeverria, de 27 anos, explica que a utilização de blocos, tijolos e pisos ecológicos é ambientalmente correta porque evita a derrubada de árvores para a queima dos tradicionais tijolos de barro que são usados nas construções.

"A cada milheiro de tijolo que a gente faz, deixa de derrubar de oito a doze árvores de médio porte", garante. A empresa já ganhou vários prêmios ambientais pelo trabalho desenvolvido.

Echeverria ressalta que o custo da obra é reduzido em 40% quando se usa a prensa para fabricação do tijolo ecológico, pois ela permite economia de cimento, ferro, areia e mão-de-obra.

A empresa vende a linha de produção e oferece suporte e assistência aos clientes, além de incentivar o desenvolvimento social.

Uma empresa de Campo Grande, cliente da indústria, adquiriu no ano passado uma prensa para que detentos pudessem produzir o produto.

Tecnologia - A tecnologia das prensas hidráulicas que fabricam o "tijolo ecológico" foi desenvolvida pelo dono da empresa, em Mato Grosso do Sul. O resultado do trabalho é que hoje a indústria exporta para países como Angola, Venezuela, Peru, Cabo Verde e Bolívia, explica a diretora de marketing, Anne Bonatto.

Nos siga no Google Notícias