Cidades

MS tem 91 mil estudantes no ensino superior; número é o menor da região

Chloé Pinheiro | 06/10/2016 12:11
Alunos na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), uma das principais instituições de ensino superior do estado. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Alunos na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), uma das principais instituições de ensino superior do estado. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta quinta-feira (06) os resultados do Censo da Educação Superior 2015. A pesquisa revelou que no Mato Grosso do Sul há 91.739 matriculados em cursos de graduação.

No Brasil, são 1.823.752, enquanto no Centro-Oeste são 617.317. O número é o mais baixo do Centro-Oeste e o sexto menor do país.

Os dados também revelam que há mais estudantes na faculdade do que no ensino médio. Segundo o Censo Escolar 2015, são 80.024 matriculados no ensino médio, quase 11 mil a menos do que os alunos da educação superior.

 

MS se destaca negativamente no número de alunos na universidade.

 

Vale destacar que o Estado é a segunda unidade da federação menos populosa da região, perde apenas para o Distrito Federal. Se compararmos os dados de matrícula com a população, 3,4% dos sul-mato-grossenses estão na faculdade.

A taxa é a mesma de Goiás, enquanto no Mato Grosso sobe discretamente para 3,9% e o campeão da região é o Distrito Federal, com um índice quase duas vezes maior de moradores na faculdade, 7,24%.

Os dados do Censo avaliam principalmente o cenário nacional de ingresso, permanência e perfil dos estudantes e cursos de graduação. Para os Estados, há somente a divisão do número de matrículas entre instituições privadas e públicas.

Das 91 mil matrículas, 29.906, ou 33%, estão rede pública e a maioria, 61.833, ou 67%, estuda em instituições privadas. O índice de estudantes nas universidades públicas é superior ao nacional. No Brasil, no geral, cerca de 27% estudam nas universidades públicas contra 72% nas particulares.

Maioria dos sul-mato-grossense estuda em instituições privadas.
Nos siga no