Cidades

OAB recomenda só dois cursos de Direito em MS, todos em Dourados

Marta Ferreira | 23/11/2011 17:14

Só dois cursos de Direito oferecidos em Mato Grosso do Sul são recomendados pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que divulgou hoje o resultado do “Selo OAB”, dado a 90 cursos no País, de um total superior a mil, durante a XXI Conferência Nacional dos Advogados. No Estado, apenas os cursos da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e da UEMS (U0niversidade Estadual de Mato Grosso do Sul obtiveram o selo.

“É claro que gostaríamos que outras instituições figurassem no Selo OAB, mas temos que olhar o resultado como um desafio. Os problemas existem; temos que enfrentá-los e superá-los”, comentou o presidente da seccional de Mato Grosso do Sul da entidade, Leonardo Avelino Duarte, que participou da solenidade de divulgação da publicação.

Duarte afirmou que não se pode ignorar a crise que o ensino superior enfrenta e que há muitas demandas nas instituições, como professores, estrutura física, biblioteca, aulas práticas e a participação do aluno: “A responsabilidade é de todos. Não é hora de eleger culpados isoladamente e encerrar a questão. Muito pelo contrário; é o momento de diálogo e divisão de responsabilidades, inclusive do corpo discente, para que este quadro seja alterado”, complementou.

O presidente da OAB divulgou que já contatou os presidentes das Comissões de Ensino Jurídico, do Exame de Ordem e do Jovem Advogado, para que seja realizada reunião, na sede da entidade, em dezembro próximo, com reitores, diretores, professores e acadêmicos para que sejam identificados os pontos de estrangulamento e sensíveis de cada curso e um plano de ação.

“Cada faculdade tem uma demanda: em uma falta professores, na outra não tem aulas práticas e, nesta seara de divisão de responsabilidades, queremos aproveitar e chamar os acadêmicos para o debate”, disse.

Nos siga no Google Notícias