Cidades

MS recebe doação de três aviões usados por traficantes de drogas

Viviane Oliveira | 30/07/2012 13:52
A entrega foi na manhã de hoje em Brasília. Ms recebeu três aeronaves. (Foto: Divulgação)
A entrega foi na manhã de hoje em Brasília. Ms recebeu três aeronaves. (Foto: Divulgação)

O programa Espaço Livre, realizado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), entregou na manhã desta segunda-feira (30) três aeronaves para Mato Grosso do Sul. As aeronaves são dos modelos: Baron 58 UTI, Baron 55 e Cessna 206.

Ao todo, onze Estados receberam aeronaves apreendidas do tráfico de drogas. A cerimônia foi realizada no Aeroporto de Brasília, a corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, fez a entrega de 16 aeronaves de pequeno porte que serão usadas de forma compartilhada pelo Poder Judiciário e pelas Forças de Segurança Pública dos estados.

Além de Mato Grosso do Sul, foram contemplados Acre, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia e Tocantins. Os Estados foram escolhidos devido à sua extensão territorial e às dificuldades de deslocamento enfrentadas pelos magistrados nestes locais.

Auxílio - A ideia, segundo CNJ, é que as aeronaves, a maioria apreendia pela justiça por envolvimento no tráfico de drogas, auxilie os juízes e desembargadores no deslocamento entre as comarcas, trazendo mais agilidade e eficiência à justiça.

Os gastos mensais com hangarem, piloto, combustível e demais custos necessários à manutenção do avião serão repartidos pelos tribunais que utilizarão a aeronave.

A entrega dos aviões faz parte do programa Espaço Livre - Aeroportos, da Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do CNJ. Criado em fevereiro de 2011, o programa tem como objetivo remover dos aeroportos brasileiros as aeronaves sob custódia da Justiça que estão paradas e sob risco de perecimento.

Nos siga no