Cidades

MS ficou em 3º no País em realização de transplantes

Redação | 02/06/2008 16:10

Mato Grosso do Sul ficou em terceiro lugar no País em número de transplantes de órgãos no ano passado, conforme dados do Ministério da Saúde. Foram 237 cirurgias o que representa 100 transplantes para cada grupo de um milhão de habitantes. Em seis anos, a quantidade de procedimentos cresceu 82,30% no Estado, segundo dados da Central de Transplantes de Mato Grosso do Sul, apenas de nenhum transplante de coração, por exemplo, nos últimos três anos.

No País, a quantidade de transplantes cresceu 44% nos últimos seis anos. Porém, o Ministério da Saúde aponta que ainda é preciso melhorar a quantidade de doações. Somente em Mato Grosso do Sul, 440 pessoas estão na fila por um órgão saudável, segundo a coordenadora da central Claire Miozzo. São 290 pacientes que aguardam um rim, 140 para córnea, 14 para coração e três para ossos.

Até maio de 2008, o Estado realizou 87 transplantes, dado que indica a possibilidade de superação na quantidade de cirurgias realizadas no ano passado. Mas Claire Miozzo reforça a necessidade de mais campanhas educativas. O quadro não se assemelha à situação de 2005, por exemplo, quando somente 55 cirurgias foram realizadas, mas ainda há resistência.

Nos siga no Google Notícias