Cidades

MS deixa 25 bafômetros doados pela União em depósito

Redação | 09/07/2009 09:11

Mato Grosso do Sul deixou 25 bafômetros doados pelo Ministério da Justiça em depósito no Distrito Federal (DF).

O Estado é um dos 20 que receberam os equipamentos na segunda remessa deste ano e está entre os nove que não foram buscar.

Há um mês os bafômetros estão disponíveis para os Estados, mas não foram retirados.

Não foi informado qual o motivo alegado pelo governo de Mato Grosso do Sul mas, segundo informou o secretário executivo do ministério, Luiz Paulo Ferreira Barreto, há casos em que os Estados alegaram falta de dinheiro para pagar o frete e outros em que sequer foi apresentada justificativa.

O Campo Grande News procurou a assessoria de imprensa da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) para tratar do assunto, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Até o fim do ano o Ministério da Justiça pretende repassar 156 equipamentos para Mato Grosso do Sul.

Cada equipamento custou R$ 7,5 mil ao Ministério da Justiça, que os comprou por meio de licitação internacional.

Hoje Campo Grande é a cidade que mais tem bafômetros do Estado, são 13. Em municípios maiores há equipamentos, mas a maioria das pequenas cidades não dispõe de bafômetros.

No ano passado houve importante reforço na quantidade de equipamentos tanto para a polícia de trânsito da cidade quanto para a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o reflexo disso foi o considerável aumento na constatação de condutores dirigindo sob efeito de álcool. Foram 1.081 condutores multados contra 695 em 2007, aumento de 55%.

Nos siga no Google Notícias