Cidades

MPF pede anulação de prova do Enem, após simulado com perguntas idênticas

Ângela Kempfer | 26/10/2011 12:37
Reprodução de imagem de suposto simulado, divulgada via internet.
Reprodução de imagem de suposto simulado, divulgada via internet.

O Ministério Público Federal do Ceará quer a anulação do Enem em todo o País. A alegação é que 13 questões da prova aplicada no último fim de semana são idênticas as de um simulado feito por uma escola de Fortaleza, o que levanta suspeita de fraude.

O MPF enviou uma recomendação ao Ministério da Educação, depois de ser acionado por estudantes que fizeram a prova.

As questões contestadas são do caderno amarelo, de números 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74, 87, 113, 141, 154, 173 e 180.

O órgão avalia que já está configurado o vazamento das provas e ainda pede a investigação da Polícia Federal para apurar os responsáveis, mas entende que a situação exige uma atitude do MEC, pois o problema não é pontual.

Já na noite de terça-feira, dois dias após o Enem, já circulam nas redes sociais Facebook e Twitter fotos do simulado que teria sido aplicado pelo Colégio Christos, de Fortaleza, na véspera do exame nacional.

A escola é uma das mais tradicionais na cidade, com dez unidades e no ranking do Enem de 2010 conseguiu o 5º melhor do Ceará.

Em nota, o colégio informou apenas que “uma Instituição de Ensino que tenha profundo conhecimento da TRI – Teoria da Resposta ao Item – e possua vasto banco de questões fornecidas por professores, por ex-alunos e pela conversão de questões do estilo clássico para estilo ENEM, poderá ter boa margem de acertos nas avaliações do ENEM e em outros vestibulares. O Colégio Christus, há vários anos, tem registrado altos índices de acertos em questões de vestibulares, o que é de conhecimento de todos”.

O MEC ainda não se pronunciou sobre o assunto. (Informações do Jornal O Povo, de Fortaleza)

Nos siga no