Cidades

Movimento pede liberação de verba para recuperar Taquari

Redação | 18/09/2009 07:38

O grito de alerta "Salve o Taquari, Preserve o Pantanal", que acontece na próxima segunda-feira em Coxim, servirá para alertar e mobilizar a população e reivindicar a liberação de verba, já alocada no Orçamento da União, para recuperar o rio.

Segundo o deputado estadual Júnior Mochi (PMDB), há uma rubrica de R$ 160 mil reservada no Orçamento para os desastres ambientais. Deste total, cerca de R$ 54 milhões devem ser revertidos para o Taquari. Mas a verba ainda não foi empenhada.

O grito de alerta, que acontece no dia da árvore, é organizado pelo Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Taquari).

Os municípios que compõem o Cointa são Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

O evento terá início às 8h, na BR 163. A concentração acontece no posto da Polícia Rodoviária Federal, onde haverá distribuição de mudas nativas e adesivagem. O tráfego será fechado durante uma hora na rodovia.

De acordo com o deputado Júnior Mochi, para conter o assoreamento no rio, é preciso um trabalho nas microbacias e a recomposição da mata ciliar.

Segundo o parlamentar, cerca de 60 toneladas de sedimentos são depositados todos os dias no Taquari.

"O mais difícil nós conseguimos, que foi emplacar essa verba no Orçamento. Agora nós precisamos é que esse recurso seja empenhado e liberado. Foram feitos os projetos técnicos, toda a região se uniu, mas ainda não chegou aqui esse dinheiro", declarou Mochi.

Conforme o deputado, a recuperação não deve ser feita somente na parte do planalto, mas também em alguns locais de planície, onde será feita a dragagem, ou seja, desassoreamento do rio.

Sobre o Taquari

Nos siga no Google Notícias