Cidades

Movimento negro de SP protesta contra agressão nas Lojas Americanas

Francisco Júnior | 29/04/2011 11:48

Protesto vai acontecer no dia 1º de maio

Márcio Antonio de Souza foi espancado pelo segurança das Lojas Americanas
Márcio Antonio de Souza foi espancado pelo segurança das Lojas Americanas

O movimento negro Educafro (Rede de Pré-vestivulares Comunitários e Educação para Afrodecentes e Carentes) vai realizar um protesto contra a agressão sofrida pelo vigilante Márcio Antonio de Souza, 33 anos, dentro das Lojas Americanas em Campo Grande.

O protesto será realizado na capital paulista no próximo dia 1º, Dia do Trabalhador. Membros do movimento irão ocupar uma das filiais da loja na cidade. “Esse é um dos casos de violência contra negro que ganhou repercussão. Mas, esse tipo de situação acontece todos os dias no país”, afirmou o diretor do Educafro, Frei David Raimundo dos Santos.

No site da rede consta uma convocação para os integrantes participarem do protesto. “Educafro convoca todos os seus guerreiros/as para que juntos mostremos nosso descontentamento diante exclusão do povo negro”.

Além de protestar contra o espancamento do vigilante, conforme consta no site, o objetivo do manifesto também é fazer com que a loja proporcione treinamento para os funcionários da segurança e demais funcionários; contrate negros/as em cargos de chefia; e coloque nas prateleiras pelo menos 20% de bonecas negras.

Caso - Márcio Antonio de Souza foi espancado pelo segurança das Lojas Americanas, Décio Garcia de Souza no último dia 23. A vítima foi acusada de furtar ovos de páscoa de dentro da loja.

A polícia instaurou inquérito para apurar o caso.

Nos siga no