Cidades

Moradores querem fazer uso turístico do córrego Lageado

Redação | 11/04/2009 08:51

Moradores do entorno da APA (Área de Proteção Ambiental) do Córrego Lageado querem fazer uso turístico da região. Em documento enviado na quarta (8) à Prefeitura de Campo Grande, a comunidade propõe a revitalização da área e a inserção de trilhas para visitantes.

Além da proposta de uso turístico, as associações de moradores dos bairros Maria Aparecida Pedrossian, Jardim Noroeste, Panorama e Vivendas do Parque reivindicam a participação no Conselho Gestor do córrego, que define as principais ações a serem desenvolvidas no córrego Lageado.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do bairro Maria Aparecida Pedrossian, Jânio Batista de Macedo, de 50 anos, a comunidade não recebe informações sobre as obras realizadas na nascente do córrego.

Macedo ressalta que o Córrego Lageado é um dos responsáveis pelo abastecimento de 26 bairros da Capital. Para ele, a inserção das associações no conselho irá contribuir para tomar as decisões mais adequadas em relação ao uso da APA, que protege o córrego. "Nós estamos aqui perto da área e não opinamos", reclama.

Manutenção - Além da inserção de trilhas e do desenvolvimento do potencial turístico da APA, o presidente da associação de moradores reivindica a manutenção das praças e áreas de lazer construídas no entorno da nascente. A justificativa é que a falta de manutenção no local estaria prejudicando a segurança dos moradores.

A aposentada Maria Conceição Queiroz, de 76 anos, mora no final do Maria Aparecida Pedrossian, ao lado da área de preservação. A alguns metros de sua casa, mata adentro, há um mirante construído para que visitantes possam observar toda a extensão do parque.

Na entrada desta parte da APA há uma guarita que, segundo a moradora, nunca teve um guarda. "Vive entrando gente neste mato", reclama ela.

Para a aposentada, o local oferece risco para quem vive nas proximidades.

Aos poucos - Apesar das reivindicações dos moradores, várias obras já foram realizadas na área. Atualmente, as máquinas da empresa RC Construções e Representações, contratada pela Prefeitura, estão trabalhando para conter a areia que desce dos bairros e espalha o curso de água.

Segundo informado pela empresa, no local será construída uma espécie de lagoa para represar a areia e canalizar a água. A expectativa de quem vive na região é que a obras contribua para a recuperação da nascente.

O aposentado Francisco Nunes, de 83 anos, mora há 20 anos em frente à nascente do córrego. Ele lembra que quando se mudou para o local havia bichos e mata fechada na área.

Mas, por conta das construções em bairros próximos, a areia desceu e matou as árvores, além de espantar os bichos e entupir a nascente. "A areia cobriu os troncos das árvores e secou tudo. Era tudo verdinho", lembra.

Para o morador, a esperança é que com as obras de contenção a área seja revitalizada e a nascente do córrego preservada.

Nos siga no Google Notícias