Cidades

MMA lança plano de combate ao desmatamento no Cerrado

Redação | 07/09/2009 12:11

O MMA (Ministério do Meio Ambiente) planeja lançar nesta semana um plano nacional de combate ao desmatamento no Cerrado. O projeto prevê um sistema permanente de monitoramento do bioma via satélite, como o que é feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para a floresta amazônica.

A intenção é que os dados contribuam para a elaboração de políticas públicas eficazes para bioma, o segundo maior do Brasil em extensão, mas que recebe poucos incentivos para sua conservação.

Na próxima quinta-feira (10), véspera do Dia do Cerrado, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, deverá também divulgar números exatos e atualizados acerca da devastação no bioma.

Segundo o mapeamento mais recente feito pelo MMA, cerca de 50% do Cerrado teve sua vegetação substituída por pastagens e plantações. Cálculos atualizados em 2008 estimam que o bioma encolha a uma taxa de 1% ao ano, que representa o dobro do ritmo de destruição da floresta amazônica.

Constante - Para monitorar o bioma, o Ministério irá atualizar um mapeamento feito em 2002 com as imagens de satélite feitas no ano passado, para fazer um retrato do desmatamento na área de 2002 a 2008.

A intenção é seguir esse modelo anualmente. O trabalho será desenvolvido por um órgão do MMA, o Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama.

Além disso, o plano que será lançado para o Cerrado deverá prever metas específicas para a criação de UCs (Unidades de Conservação) no bioma. Atualmente, apenas 11% do bioma recebe esse tipo de proteção.

Nos siga no Google Notícias