Cidades

Ministra garante investimento para construir mais 40 mil casas em MS

Marta Ferreira | 09/05/2011 16:55
Moka e Marun se reuniram com ministra nesta segunda-feira. (Foto: Divulgação)
Moka e Marun se reuniram com ministra nesta segunda-feira. (Foto: Divulgação)

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou nesta segunda-feira (9) que o Governo federal vai investir em parcerias com Mato Grosso do Sul que garantam a construção de pelo menos 40 mil moradias até o fim do atual governo.

O assunto foi tratado durante audiência da ministra com o senador Waldemir Moka (PMDB) e o secretário de Habitação do Estado, Carlos Marun, motivada pelas mudanças nas regras do projeto Minha Casa Minha Vida, previstas na MP tratando da segunda-fase do projeto.

A MP privilegia a destinação de recursos para os estados com maior déficit habitacional, os do Norte e Nordeste, que deverão receber 70% dos investimentos previstos.

Os outros 30% vão ser destinados aos estados que apresentarem os melhores projetos e resultados. Pelos critérios estabelecidos, Mato Grosso do Sul ficaria com 1% de um total de 2 milhões de moradias previstos, equivalente a 20 mil habitações.

Diante do prazo curto, o senador argumenta que não terá como fazer emendas ao texto aprovado na Câmara. “Como não tenho tempo para fazer alterações no texto, um artigo específico da medida trará prejuízos a Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul”, observou.

A conversa com a ministra foi uma forma de assegurar que os investimentos vão prosseguir para que o estavo vença o déficit de habitação, hoje em 60 mil moradias, informou Moka.

Nos siga no