Cidades

Ministério libera primeiro lote de bafômetros para MS

Redação | 18/06/2009 13:48

Somente depois de quase um ano da aprovação da Lei Seca, o Ministério da Justiça liberou os primeiros bafômetros para Mato Grosso do Sul. Ao todo são 25 aparelhos (que ainda estão em Brasília) para se medir a alcoolemia, ou seja, para sabe o índice de álcool no organismo de uma pessoa.

Os etilômetros foram disponibilizados para o Estado desde a última terça-feira, dia 16 junho. No fim do ano passado, o presidente Lula anunciou a distribuição de 10 mil destes aparelhos para todas as unidades da Federação. Para cá, segundo o Ministério da Justiça, devem vir 156 bafômetros até o fim do ano.

Mas Mato Grosso do Sul não está sozinho, Mato Grosso, Goiás, Piauí, Ceará, Rondônia e Tocantins também não receberam os bafômetros prometidos, ao todo, apenas mil foram entregues aos estados.

O Ministério justifica a demora na distribuição dos aparelhos dizendo que as duas empresas que ganharam a licitação estão trabalhando dentro de suas capacidades e do cronograma de entrega.

Em Campo Grande, de acordo com a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), há apenas cinco etilômetros.

Com poucos bafômetros a repressão a mistura álcool e direção fica restrita a poucos pontos, pois, sem eles, não há como medir o índice de alcoolemia.

Nos siga no Google Notícias