Cidades

Ministério entrega máquinas para desenvolver 28 municípios em MS

Luciana Brazil e Leonardo Rocha | 16/12/2013 13:45
Ao lado da vice-governadora, Simone Tebet, Pucinelli participa da entrega de maquinários.(Foto: Marcos Ermínio)
Ao lado da vice-governadora, Simone Tebet, Pucinelli participa da entrega de maquinários.(Foto: Marcos Ermínio)

O governador André Pucinelli (PMDB) participou, na manhã de hoje (16), na sede da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira, em Campo Grande, da entrega de 28 maquinários que serão distribuídos a 28 municípios. As 25 motoniveladoras e os três caminhões caçamba foram adquiridos e entregues pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Para compra do maquinário foram usados os recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). Já foram investidos R$ 37 milhões no Estado. Anteriormente, os municípios já receberam 74 retroescavadeiras e 36 motoniveladoras.

O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso dos Sul, João Batista dos Santos, que representou o ministro, afirmou, durante solenidade de entrega, que no final de fevereiro as 13 prefeituras que ainda não receberam maquinários serão contempladas.

“Nosso foco é atender a agricultura familiar para depois melhorar o escoamento da produção de grãos em Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Ele ainda afirmou que o trabalho de aquisição foi feito independente da situação política ou escolha de municípios. “Não houve qualquer favorecimento. As cidades tiveram o mesmo tratamento pelo governo Federal”.

O governador enalteceu o trabalho feitos em prol dos municípios e afirmou que a disputa e a competição são sempre positivas. “A disputa e a competição são sempre muitos boas, tanto para economia, quanto para a cultura e a política. Mas temos que enaltecer o trabalho em conjunto dos deputados federais e dos senadores em prol das cidades. Não é porque torcemos para times diferentes que não vamos nos unir para trazer benefícios ao Estado”.

Pucinelli estendeu os agradecimento aos governo Federal. “Também temos que agradecer a presidente Dilma Rousseff (PT) que sido uma ótima parceira para Mato Grosso do Sul”, frisou.

Políticos se reuniram para participar da solenidade.

Segundo o governador, as prefeituras que ainda não receberam os equipamentos ainda serão contempladas. “As prefeituras que não receberam equipamentos podem ficar tranquilos que até o fim de 2014 iremos contemplar com alguns recursos que já estão reservados em caixa”.

O prefeito Alcides Bernal (PP) esteve presente na solenidade e disse que o trabalho em conjunto é o mais importante. “Essa entrega é muito importante para as cidades com menos de 50 mil habitantes. O governo Federal mostrou mais uma vez seu trabalho de ajuda a Mato Grosso do Sul. E neste momento, o mais importante é o trabalho conjunto dos que as disputas políticas”.

O senador Delcídio do Amaral (PT) definiu a entrega dos maquinários como “uma costura feita pelos senadores de Mato Grosso do Sul para beneficiar principalmente a agricultura familiar do Estado”.

Segundo ele, não haverá nenhum município em Mato Grosso do Sul que não tenha ao menos uma motoniveladora. “Isso também é um esforço do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário”.

O senador prometeu também que, além destes recursos, entregues hoje, serão investidos mais R$ 17 milhões pela MDA em equipamentos para os municípios.

O superintende do Incra, Celso Cestari, disse que os equipamentos vão ajudar o Estado em vários setores. “os equipamentos ajudam o Estado tanto nas políticas públicas voltadas para o município, tanto para os possíveis convênios do Incra com as cidades. Todos os projetos voltados para o interior precisam de organização e logística”.

Nos siga no