Cidades

Ministério considera dengue sob controle em Campo Grande

Redação | 20/11/2008 09:47

Estudo feito pelo Ministério da Saúde aponta que as quatro principais cidades de Mato Grosso do Sul apresentam índice controlado de infestação do mosquito transmissor da dengue, com menos de 1%, percentual considerado satisfatório pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

O Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti), foi divulgado na manhã desta quinta-feira, pelo Ministério da Saúde, em Brasília. Foram avaliados os municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Ponta Porã, todos passaram na medição da presença de larvas de mosquito de dengue em imóveis.

Mesmo assim, o alerta continua sobre a necessidade de prevenção, principalmente aos moradores. O levantamento realizado observou que os criadouros predominantes do mosquito em Mato Grosso do Sul estão em tambores, poços, pratos de vasos de planta e lajes.

O estudo é realizado pelo Ministério em locais com mais de 10 mil habitantes. Os municípios são divididos em grupos de 9 mil a 12 mil imóveis, em cada um desses universos são pesquisados 450 pontos. Os estratos apontam três situações: até 1% de infestação, significa que o município está em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% indica situação de alerta; e superior a 4% aponta risco de surto de dengue. (Com informação da assessoria)

Nos siga no Google Notícias