Cidades

Militares irão cuidar de segurança de eleições no Haiti

Redação | 30/07/2010 12:07

O 2º Batalhão de Infantaria do 13º Contingente de Força de Paz estará no Haiti durante as eleições presidenciais do país, marcadas para o dia 28 de novembro. Além de reconstruir o Haiti após o terremoto e trazer estabilidade, a missão de conduzir as eleições também é delicada, já que diversos manifestantes exigem a renúncia do presidente haitiano, René Préval, e a cassação do Conselho Eleitoral Provisório, encarregado de organizar as eleições.

O treinamento do Batalhão terminou nesta sexta-feira, com uma formatura na praça do Rádio Clube. O embarque será no dia 15 de agosto.

Os 810 militares receberam as bênçãos do bispo de Campo Grande, D. Vitório, e foram elogiados pelo treinamento.

As atividades em campo ocorreram nos bairros José Abraão, Vila Nasser, Popular e em locais específicos: aeroporto, praça do Papa e Embrapa.

Dos 810 militares da missão, 517 são do Estado e destes, 80 são de Campo Grande. A expectativa antes do embarque, que acontecerá em sete levas, é grande dentre os militares.

Há quatro anos incorporado na Força Terrestre, o soldado Victor Luis, que serve em Corumbá, disse que espera ansioso o embarque para Porto Príncipe e que é a primeira vez que ele viaja para outro país. "A nossa companhia vai cuidar de patrulhamento e da segurança. E também há a questão das eleições", comentou.

Os militares planejam matar a saudade da família através da internet e também pelo telefone. O comando disponibiliza centros de informática especialmente para esse fim.

Na vida militar há 25 anos, o subtenente Vander José de Oliveira, faz parte da equipe de suprimentos da missão. O subtenente encara pela primeira vez uma missão de paz. "

Nos siga no Google Notícias