Cidades

Duas faculdades de enfermagem em MS obtêm nota baixa em avaliação do MEC

Fabiano Arruda, com informações da Agência Brasil | 29/11/2011 19:12

Instituições têm um ano para cumprir termo de saneamento de deficiências e melhorar a qualidade da oferta

Duas faculdades de enfermagem de Mato Grosso do Sul obtiveram resultados insatisfatórios, nota 1 ou 2, no CPC (Conceito Preliminar de Curso) de 2010, indicador do MEC (Ministério da Educação), que afere a qualidade da oferta do ensino numa escala que vai de 0 a 5, conforme despachos publicados na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União.

A FAFS (Faculdade de Administração de Fátima do Sul) teve CPC em 2010 de 1,89 e oferece 40 vagas anuais.

Já a Fava (Faculdade Vale do Aporé), que fica no município de Cassilândia, obteve CPC em 2010 de 1,79 e também oferece 40 vagas do curso por ano.

As instituições de ensino terão o prazo de um ano para cumprir um termo de saneamento de deficiências e melhorar a qualidade da oferta. Após esse período, o MEC faz uma nova avaliação para verificar o cumprimento das exigências. Os cursos sob supervisão que estejam com pedidos de recredenciamento em tramitação no ministério terão os processos suspensos enquanto durar a medida cautelar.

Segundo o despacho, para “garantia de continuidade dos cursos, com o corte das vagas anuais, se o número de vagas foi inferior a 40, houve ajuste para esse limite”. Com isto, nos casos das duas instituições do Estado, as vagas não serão reduzidas.

O corte anunciado pelo MEC atingiu 3.968 vagas em 148 cursos de enfermagem, odontologia e farmácia no País e faz parte do processo de supervisão pelo qual passarão esses cursos em função dos resultados considerados insuficientes.

A maior redução foi na área de enfermagem: menos 2.572 vagas. Vinte cursos de odontologia foram afetados totalizando uma redução de 307 vagas. Em farmácia, as medidas atingem 40 graduações e reduzem 1.107 vagas.

O ministério pretende suspender até o fim do ano 50 mil vagas em graduações na área da saúde, ciências contábeis e administração que tiveram resultado insatisfatório nas avaliações de 2009 ou 2010. Na avaliação do ano passado, 594 dos 4.143 cursos avaliados tiveram CPC 1 ou 2. A nota 3 é considera satisfatória e os CPCs 4 e 5 indicam que o curso é de boa qualidade.

A reportagem do Campo Grande News acionou a FAFS e a Fava por telefone, porém, não conseguiu contato.

Nos siga no Google Notícias