Cidades

Mato Grosso do Sul forma 40 sargentos no Dia Nacional do Bombeiro

Mariana Lopes | 02/07/2012 15:45

Atividades comemorativas começaram ontem e se estendem durante toda a semana.

Fim da solenidade de formatura dos sargentos (Foto: Rodrigo Pazinato)
Fim da solenidade de formatura dos sargentos (Foto: Rodrigo Pazinato)

No Dia Nacional dos Bombeiros, comemorado nesta segunda-feira (2), o governo de Mato Grosso do Sul formou 40 sargentos do Corpo de Bombeiros. Na solenidade, realizada hoje, no Quartel do Aeroporto - Seção Contra Incêndio, em Campo Grande, cerca de 500 pessoas, entre oficiais, autoridades e familiares, prestigiaram a formatura.

“São números pequenos, mas o é triplo do que era antigamente”, diz o governador do Estado, André Puccinelli, sobre o novo efetivo da corporação dos Bombeiros. Ele ressalta que quando assumiu o governo eram 14 viaturas de resgate, e hoje comemora com 42, além das 10 novas que já receberam autorização de compra.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, a solenidade de hoje significa ter mais sargentos capacitados. “Eles soa os chefes executivos dos Bombeiros, então teremos uma melhor prestação de serviço à sociedade”, destacou.

Sargentos formados hoje (Foto: Rodrigo Pazinato)

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Ociel Ortiz Elias, contou que, além dos novos sargentos, que veio para reforçar o efetivo da corporação, esta semana inicia o curso para 57 soldados dos bombeiros.

Durante esta semana, quando o Corpo de Bombeiros comemora 156 anos de existência no Brasil, haverá atividades em comemoração à Semana de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, nos 23 municípios de Mato Grosso do Sul onde existem unidades da corporação.

A Semana de Prevenção Contra Incêndio e Pânico este ano tem como tema “Bombeiros 193: Prevenir é valorizar a vida” e conta com atividades de esporte e lazer, palestras educativas em escolas da rede pública de ensino e centros de educação infantil (Ceinf), exposição de artes e de materiais dos bombeiros, entrega de agasalhos arrecadados nas unidades da Capital e blitz educativa.

A Semana foi aberta oficialmente ontem, com a realização de um culto ecumênico. Em Mato Grosso do Sul, a corporação celebra 42 anos no dia 25 de setembro.

Nos siga no