Cidades

Mato Grosso do Sul está em 3º lugar no Brasil com vítimas do tráfico de pessoas

Viviane Oliveira | 11/06/2013 19:59

Mato Grosso do Sul é o terceiro com maior número de vítimas do crime de tráfico de pessoas, a maioria são índios que vivem na região de fronteira com o Paraguai e Bolívia. Os dados são do levantamento feito junto aos TRF (Tribunais Regionais Federais) a pedido do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Conforme o levantamento, de 2005 a 2012 o número de pessoas traficadas chegou a 1.163 casos, desse total, 400 ainda tramitam na justiça. Segundo o Ministério da Justiça, o estado só perde para a Bahia e Pernambuco em quantidade de vítimas de tráfico.

O crime com maior incidência, de acordo com os dados apresentados pelos tribunais, foi o de redução à condição análoga a de escravo. De acordo com o CNJ, nos últimos oito anos foram distribuídos 317 casos de exploração nos cinco tribunais federais. No mesmo período, os números de processos sob suspeita de tráfico interno e internacional ultrapassaram 70 casos.

O tráfico de pessoas é um crime que age com aliciamento, agenciamento, transporte e alojamento de pessoas mediante ameaça, coação ou fraude, com objetivo de exploração sexual, trabalho escravo, remoção de órgãos ou outra finalidade em benefício de terceiros.

Nos siga no Google Notícias