Cidades

Mais de 100 mil famílias podem pagar mais barato na energia no Estado

Vinícius Squinelo | 27/11/2013 20:02
Campo-grandense tem direito a benefício, mas não sabe (foto: João Garrigó)
Campo-grandense tem direito a benefício, mas não sabe (foto: João Garrigó)

Cerca de 100 mil famílias de Mato Grosso do Sul podem ter acesso à descontos na conta de energia elétrica, através da chamada tarifa social. Mesmo sem saber, os consumidores têm direito a fatura 65% menor, o que pode dar um alívio nas contas mensais.

“Não sabia desse desconto não, mas eu iria atrás na hora se tiver mesmo direito”, comentou Edison Claudio Luiz, 32 anos, e morador do Jardim Noroeste, em Campo Grande.

Para ter direito ao benefício, o consumidor deve ter número de inscrição em programas sociais do governo. Como até agora não procuraram a Enersul, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em 74 das 79 cidades do Estado, estão pagando a tarifa convencional mensalmente pelo consumo de energia tarifa convencional. O NIS (Número de Inscrição Social) é o principal requisito para uma família fazer o cadastramento na Concessionária e passar a ter o consumo da energia elétrica faturado pela chamada tarifa baixa renda.

No caso de Edison, por exemplo, a família tem direito ao desconto, mas não sabe. Ele é carpinteiro e a mulher dona de casa, e ela recebe o bolsa família, programa social que exige o NIS, “porta de entrada” do benefício na conta de energia.

“Nossa, é um desconto bom demais se vier mesmo, tudo só aumenta, um preço menor ajuda muito”, comentou Edison, pai de quatro crianças.

Edison comemora possibilidade de economizar nas contas (foto: João Garrigó)

Programa – O programa da tarifa social foi criado para ajudar as pessoas de baixo poder aquisitivo, a ter o custo menor na energia elétrica. Os descontos são aplicados de acordo com a faixa de consumo: 65% para os primeiros 30 kWh, 40% no intervalo de 31 a 100 kWh e, para a faixa de consumo até 220kWh, 10%.

Até o final deste mês de novembro a Enersul estima que, pelo menos, 190 mil clientes vão contar com esse benefício, e estarão pagando uma conta de energia bem mais barata. Esse número, que representa mais de 20% do total de clientes da Enersul, é resultado de campanhas que a Concessionária realiza para informar os direitos do consumidor de energia.

Para que ainda não tem o NIS o caminho é procurar a Secretaria de Ação Social do município onde mora e verificar se enquadra nos requisitos do programa. Depois de entrar para esse cadastro social ganhar a tarifa baixa renda é simples e rápido. De posse do NIS basta ir a qualquer loja de atendimento da Concessionária levando os documentos pessoais e uma conta de energia elétrica da sua residência e solicitar o benefício.

Como fazer? Para agilizar o cadastramento do cliente baixa renda, a Enersul dispõe de estrutura de atendimento nas 74 cidades de sua área de concessão. Além disso, todos os colaboradores estão orientados quanto às regras do programa e ainda atuando como multiplicadores dessas informações nas comunidades onde prestam serviço. O empenho da distribuidora é para que nenhuma família, com direito ao benefício, fique fora do programa tarifa social baixa renda.

Nos siga no