Cidades

Lula oficializa primeiro campus do IFMS no estado na 2ª

Redação | 29/01/2010 20:58

Na próxima segunda-feira, dia 1° de fevereiro, o presidente Lula participa em Brasília (DF), da solenidade que inaugura, de forma simultânea, 78 campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Na ocasião, será oficializada a implantação do primeiro campus do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), em Nova Andradina. O evento será realizado no Brasília Alvorada Hotel e terá transmissão ao vivo pela TV MEC, via internet e TV NBR, canal a cabo da Radiobras, às 17h.

Reitor do IFMS, Marcus Aurélius Stier Serpe explica que a solenidade marca oficialmente a inclusão do estado na rede federal de educação profissional e tecnológica.

Com as 62 escolas já entregues desde o início do governo Lula, o número de unidades da rede federal está sendo duplicado. Até 2002, a rede contava com 140 escolas.

As novas escolas são fruto da política de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, implantada em 2005, que hoje integra 38 institutos federais, dois Cefets (Centros Federais de Educação Tecnológica); 24 Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais; a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro.

Em Mato Grosso do Sul, o Instituto Federal está em fase de implantação em sete municípios: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas e Nova Andradina, o primeiro a iniciar suas atividades.

Vão participar da cerimônia o ministro da Educação, Fernando Haddad, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, reitores dos institutos federais, bem como os diretores de campus, além de governadores, parlamentares e prefeitos das cidades contempladas.

Para garantir o funcionamento das novas escolas, os 38 Institutos Federais realizarão concursos públicos para contratação de professores e técnico-administrativos, já autorizados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Das 8.900 vagas disponíveis, 8.124 foram distribuídas entre as instituições de ensino pelo Ministério da Educação, das quais 258 cabem ao IFMS.

No estado, foram liberados 130 cargos para docentes e 128 para técnico-administrativos, distribuídos em seis campi. (Com informações da assessoria).

Nos siga no Google Notícias