Cidades

Livro polêmico foi escrito por aluno da escola

Redação | 23/02/2010 15:58

O livro contestado por uma mãe do sexto ano da Cnec (Escola Cenecista Oliva Enciso) foi escrito por um aluno da escola.

Segundo a coordenação, Vitor Torres conseguiu publicar a obra no ano passado, depois de dinheiro arrecadado com pais da escola, que assinaram Livro Ouro aberto só para essa finalidade.

No sexto ano, as crianças têm o projeto Conversando com o Autor, por isso o Livro escolhido foi de um ex-aluno.

A idéia, segundo a direção, é mostrar para os alunos que todos podem escrever, desmistificando a obra literária.

Os palavrões e expressões consideradas preconceituosas pela mãe, argumenta a Cnec, são linguagem própria do autor e devem ser alvo de questionamentos dos alunos durante a conversa com Vitor Torres.

Sobre os trechos citados pela mãe, em denúncia à imprensa, a escola lembra que foram retirados de um contexto de 200 páginas.

O livro é escrito em primeira pessoas. Narra uma viagem de Campo Grande até a capital de São Paulo, onde a avó do autor estava prestes a morrer.

No caminho, o garoto percebeu situações inusitadas, e decidiu escrever o livro que teve apoio da comunidade escolar.

Na época, Vitor cursava o segundo ano do Ensino Médio na Cnec.A escolha do livro foi também uma forma de valorizar o trabalho do jovem autor, argumenta a Cnec,

A direção diz que procurou buscou fundamentação teórica junto a mestres em literatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, para elaborar o projeto literário, mas vai submeter a proposta a apreciação dos pais, em uma reunião na noite de hoje.

Caso eles decidam pela substituição do livro, isso será feito, garante a coordenação.

Nos siga no Google Notícias