Cidades

Líder da igreja católica, Dom Paulo Arns morre aos 95 anos

Priscilla Peres | 14/12/2016 12:03
Militante dos Direitos Humanos teve forte participação durante a Ditadura Militar. (Foto: Radio Vaticana)
Militante dos Direitos Humanos teve forte participação durante a Ditadura Militar. (Foto: Radio Vaticana)

Morreu na manhã de hoje (14), o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo. Ele tinha 95 anos e estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Santa Catarina, há 17 dias, com quadro grave de broncopneumonia.

De acordo com o G1, ele foi internado no dia 28 de novembro para tratar de problemas pulmonares, mas seu quadro agravou passou para a UTI, com dificuldades na função renal. O velório será na Catedral da Sé, no Centro de São Paulo, e deve durar 48 horas. O corpo será sepultado na cripta da catedral.

A morte do cardeal foi comunicada em nota divulgada pela Arquidiocese de São Paulo. O arcebispo metropolitano, Dom Odilo Scherer, afirmou que Arns “entregou sua vida a Deus, depois de tê-la dedicado generosamente aos irmãos neste mundo”.

Paulo Evaristo entrou em um seminário franciscano, seguindo o exemplo do irmão mais velho, frei Crisóstomo. Se formou em teologia e filosofia em universidades brasileiras e cursou letras, pedagogia e fez doutorado na Sorbonne, em Paris.

 

O cardeal teve importante participação na história, deixando sua marca na igreja. Atuou na zona Norte de São Paulo como bispo e arcebispo, entre os anos 60 e 70, com forte participação junto a população de baixa renda.

Lutou durante a ditadura militar e se destacou por sua postura política em defesa dos direitos humanos, contra as torturas e a favor do voto nas Diretas Já. Em 1971, tornou-se arcebisbo de São Paulo e denunciou a prisão e tortura de dois agentes de pastoral.

Ainda de acordo com o G1, sua biografia foi relatada em dez livros, sendo o mais recente lançado em outubro deste ano, no Tuca, teatro da PUC, na Zona Oeste de São Paulo, durante uma homenagem pelos 95 anos de Dom Paulo.

Nos siga no