Cidades

Lei autoriza rituais religiosos durante tratamento de indígenas em hospitais

Fernando da Mata | 28/12/2011 10:49

Conforme o Diário Oficial, a assistência religiosa fica assegurada durante todo o período de tratamento de saúde no ambiente hospitalar

Lei publicada hoje (28) no Diário Oficial do Estado assegura aos índios internados em hospitais de Mato Grosso do Sul o direito à assistência religiosa de líderes espirituais da etnia.

Conforme o Diário Oficial, a assistência religiosa fica assegurada durante todo o período de tratamento de saúde no ambiente hospitalar.

A direção de cada hospital será responsável pela orientação e pela organização das visitas de assistência espiritual de modo a não prejudicar o tratamento e nem a rotina dos demais pacientes, de acordo com a lei.

Ritual de cura - No dia 21 de julho, três pajés da aldeia Porto Lindo, em Japorã, fizeram rituais de cura, no Hospital Regional de Campo Grande, para a menina Thiely Mendes, de oito anos. Na ocasião, a criança estava internada no setor de oncologia com tumor no joelho.

Os pajés estiveram no hospital porque eles acreditavam que poderia salvar a menina, sem que ela precisasse de tratamento no hospital. A vinda do trio se deu porque a família da menina queria tirá-la do hospital e levá-la de volta para a aldeia em Japorã, município distante 487 quilômetros de Campo Grande. Eles alegavam que os pajés eram capazes de curá-la.

Nos siga no Google Notícias