Cidades

Lagoa Misteriosa pode ser reaberta para turismo em 2009

Redação | 20/08/2008 07:37

Tradicional ponto de mergulho na região de Bonito e Jardim, a Lagoa Misteriosa, pode ser reaberta para o turismo no segundo semestre do ano que vem.

Para voltar a ser um ponto de visitação, o local passa desde o dia 12 deste mês pelo processo de mapeamento.

Até o dia 31, 13 especialistas em mergulho em caverna, sob a supervisão de Tuta Barroco, que trabalha na modalidade desde 1995, fazem o mapeamento e o cálculo topográfico do local.

O mapeamento faz parte do Plano de Manejo, que após concluído é encaminhado ao Ibama, que autoriza o local para visitação.

Para realizar o trabalho, a equipe conta com um arsenal variado de equipamentos, que vão desde roupas secas até dispositivos para mistura de gases em cilindro.

Segundo Tuta, o mapeamento está sendo feito até uma profundidade de 70 metros, mas não possuem estimativa da profundidade total da caverna. O mergulhador Gilberto Menezes atingiu a profundidade máxima de 220 metros.

Através de um cabo preso em um flutuador mantido na superfície, os mergulhadores responsáveis pelo mapeamento conseguem nomear bases a cada cinco metros de profundidade para caracterizar a Lagoa.

Através de um programa de computador, os dados conseguem construir o esqueleto do local, uma espécie de mapa que mostra medidas de profundidade, largura e formato.

A Lagoa Misteriosa é um dos pontos mais tradicionais de mergulho no País. Para Tuta, o diferencial do lugar em relação a outros atrativos está na visibilidade da água, que permanece cristalina praticamente durante o ano todo.

Além disso, o fato de ser uma caverna vertical permite que os mergulhadores avancem em profundidades maiores. Em espaços de mergulho aberto, como em mares, por exemplo, a visibilidade nem sempre é satisfatória.

Como parte da expedição, a equipe ainda fará sugestões de modalidades de passeios dentro da Lagoa, como a flutuação e o mergulho livre com snorkel.

Nos siga no Google Notícias