Cidades

Justiça marca audiência para discutir greve nas escolas estaduais de MS

Edivaldo Bitencourt | 01/06/2015 10:54
Na sexta-feira, professores em greve fizeram ato na Praça Ary Coelho (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)
Na sexta-feira, professores em greve fizeram ato na Praça Ary Coelho (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) marcou audiência de conciliação para discutir a greve nas escolas públicas estaduais. A reunião entre o Governo e a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação) acontece amanhã, a partir das 8h, e será presidida pelo desembargador Vladimir Abreu da Silva..

Ele destaca que as duas partes devem buscar propostas para colocar fim à paralisação iniciada na quarta-feira (27) e que prejudica 270 mil estudantes da rede estadual. A Secretaria Estadual de Educação estima 30% de adesão, enquanto a federação estima em 70%.

Na semana passada, Martins concedeu liminar e determinou o retorno às escolas de 100% dos servidores administrativos e 60% dos professores. A Fetems recorreu da decisão e avalia até pagar multa para manter a greve.

Os professores exigem reajuste de 10,98% para complementar o índice previsto em lei estadual de 2013, que prevê a implantação do piso nacional para jornada de 20 horas até 2018. O Governo propôs pagar 4,37% de aumento em outubro deste ano e implantar o piso até 2022.

A audiência de amanhã vai coincidir com a manifestação organizada pela Fetems, que convocou os grevistas para ato no Parque dos Poderes, a partir das 9h30.

Nos siga no