Cidades

Justiça às vezes não enxerga, diz André sobre presos

Redação | 10/02/2010 10:04

O governador André Puccinelli (PMDB) voltou a reclamar da decisão judicial que determinou prisão domiciliar para presos do semiaberto que cumpriam pena em regime fechado em Dois Irmãos do Buriti, a 105 km de Campo Grande.

"Dizem que a justiça sempre acerta, mas ela tem a venda e de vez em quando não enxerga", disparou Puccinelli, que participou da entrega de uniformes e kits escolares nas Moreninhas.

Para o governador, o direito dos presos não deveria ter mais importância do que o interesse da sociedade. "Nós estamos na época em que o direito menor do preso, que era passar para o semiaberto, deveria ter sido desrespeitado em favor do direito maior da sociedade".

Conforme Puccinelli, foi confirmado o receio de que a criminalidade aumentasse. "Saíram e logo cometeram delitos". O governador lembra que pediu prazo até o fim de março, quando será inaugurada a Colônia Penal Agroindustrial de Campo Grande, com capacidade para mil presos, mas a justiça não o atendeu.

No início de janeiro, decisão da 1ª Turma Criminal do TJ/MS determinou prisão domiciliar para 307 internos do presídio de Dois Irmãos, pois eles deveriam estar no regime semiaberto, mas cumpriam pena no sistema fechado. No dia 22 de janeiro, o TJ determinou que 83 presos, condenados por crimes graves, retornassem ao regime semiaberto.

Hoje, às 17h, termina o prazo para que os presos se apresentem à Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

Nos siga no Google Notícias