Cidades

Juiz dispensa jurados por falta de processos para julgar

Redação | 22/05/2009 12:31

Na quarta-feira (20), o juiz Aluízio Pereira dos Santos dispensou os jurados que estavam agendados para comparecer nos julgamentos, o motivo foi a falta de processo para serem julgados.

Quem deveria estar nas sessões das 8h e das 9h30 foram desobrigados a comparecer e, segundo o juiz, em junho serão livres do compromisso os que seriam jurados nas sessões das 9h30.

Conforme o magistrado, até hoje, há apenas cinco processos que ainda não estão prontos, os quais serão marcados para as sessões das 8 horas e, mesmo assim, também não haverá processos para completar toda a agenda de junho.

"Já ocorreu de ligarmos para os advogados, informando-lhes qual dia, hora e mês pretendiam agendar o julgamento de seu cliente, o que evitou adiamento de júri por compromissos assumidos anteriormente pelos advogados", destacou.

O motivo - A dispensa de jurados, algo que nunca aconteceu no Tribunal do Júri de Mato Grosso do Sul, é possível graças ao sistema de júris simultâneos, onde o juiz inicia uma sessão e, depois de meia hora, abre outra, a qual acompanha através de um sistema interno de TV.

Pereira dos Santos destaca que esta não é a realidade dos tribunais do júri do país, principalmente nos grandes centros. "Pelo contrário, permeia a lentidão ou morosidade, permitindo que acusados sejam colocados em liberdade por habeas corpus pela injustiça de extrapolar demasiadamente o prazo de prisão em flagrante ou preventiva".

Nos siga no Google Notícias