Cidades

Iphan promoverá oficina sobre geoparque em Campo Grande

Redação | 12/06/2009 19:35

A "Oficina Geoparque e Gestão" acontecerá dos dias 17 e 19, com abertura no dia 16 às 20h, no auditório Germano de Barros, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. O evento é uma realização da Superintendência Estadual do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O objetivo da oficina é apresentar e discutir estratégias de preservação e desenvolvimento com base em ações educativas e roteiros turísticos focados nos patrimônios geológico, paleontológico, arqueológico e histórico da região da serra da Bodoquena e Corumbá.

A oficina é uma sequência da iniciativa do Iphan, em parceria com o governo estadual, de estruturação da candidatura de áreas da serra da Bodoquena e Corumbá à categoria de "Geopark" da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Assim como a lista do patrimônio mundial, "Geoparque" é uma chancela oficial daquela instituição da ONU e uma de suas mais recentes ferramentas de preservação para áreas dotadas de importantes testemunhos geológicos e paleontológicos da evolução da terra.

Desde a criação de seu Global Networks of National Geoparks, em 2004, a Unesco já chancelou 57 geoparques ao redor do mundo, apenas um nas três Américas - o Geoparque do Araripe, no Ceará, em 2006.

Aspectos - A região da serra da Bodoquena e Corumbá possui diversos aspectos característicos de um geoparque nos moldes da Unesco: presença de fósseis de preguiças-gigante, tigres-dente-de-sabre e mastodontes, entre outros.

Além disso, possui diversos sítios arqueológicos e históricos relevantes (que contam a história da mineração em Corumbá e a Retirada da Laguna, imortalizada pelo livro homônimo do Visconde de Taunay, sobre o episódio da Guerra do Paraguai). Todos estes aspectos contam pontos para o reconhecimento da Unesco.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3382-5921 ou pelo e-mail 18sr@iphan.gov.br.

Nos siga no Google Notícias